Olhar do Viajante: Entrevista com o vencedor de agosto

 

 

 

A fotografia e frase sobre a cascata ‘Véu da Noiva” na ilha de São Miguel, nos Açores, foram os dois trunfos que sagraram esta participação vencedora do primeiro mês do passatempo “Olhar do Viajante”. João Jesus foi o fotógrafo desta cativante imagem e autor da frase: “Com a Agência Abreu… a noiva já tem o véu, o noivo… tem um belo chapéu, só fica a faltar o anel e depois na Abreu… tratamos da viagem para a Lua de Mel!“. Quisemos convidá-lo a partilhar um pouco da história que levou a este “clique” vencedor, bem como as suas impressões sobre esta bela ilha açoriana. Descobrimos que João é um amante de ilhas que se deixou fascinar por esta primeira visita ao arquipélago dos Açores mas que sonha também com panoramas insulares mais exóticos. Venha conhecer as suas sugestões e dicas para aproveitar ao máximo a sua estadia em São Miguel!


 

 

 

Onde foi tirada a fotografia? Qual a história da imagem?

 

 

 

A fotografia foi tirada junto da cascata “Véu da Noiva”, no “Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões”, na região Nordeste da ilha de São Miguel, Açores.

Durante o circuito que realizámos nos Açores, procurámos um local emblemático para fazer a foto da Abreu, mas durante os primeiros dias não tivemos muita sorte: quando fomos à Lagoa das Sete Cidades estava nevoeiro, na visita à plantação de ananases estava a chover e no dia do almoço do cozido das furnas estávamos com fome e não nos apeteceu fazer a foto! Pelo que quando encontrámos esta cascata neste belíssimo parque, decidimos que estava encontrado o local certo, que ilustrava na perfeição uma das principais características da ilha de São Miguel: a sua beleza natural. Foi só procurar o melhor ângulo e disparar!

 

 

 

 

 

 

 

O que recomenda no local? Visitas, excursões, gastronomia, etc?

 

A região Nordeste da ilha de São Miguel, é provavelmente a zona mais bela da ilha e onde se avistam as melhores paisagens. Recomendo naturalmente a visita ao “Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões” (onde foi tirada a foto) e ao Miradouro da Ponta do Sossego, que tem um jardim muito bem cuidado e uma vista sobre a costa de cortar a respiração. Logo ao lado, sugiro a visita à vila de Povoação, que tem este nome por ter sido o local onde os primeiros colonos que vieram habitar a ilha se instalaram. É muito interessante estar ali, junto à estátua do “Primeiro Povoador” e imaginar as caravelas a chegarem em 1432, com as primeiras famílias que vinham rumo ao desconhecido, em direção a uma terra virgem, onde tudo estava por fazer…

 

 

 

 

Qual é a sua viagem de sonho? Foi esta? Ou ainda tem uma viagem de sonho por realizar? Qual?

 

 

Gosto muito de viajar e esta viagem aos Açores foi muito boa, mas ainda não foi propriamente a minha viagem de sonho.

A minha viagem de sonho será à Polinésia Francesa. Desde sempre que me imagino num barco a explorar aquelas ilhas, fazer mergulho no meio de cardumes de peixes multicores, assistir ao vivo às danças tradicionais taitianas e desfrutar daquelas que provavelmente serão as paisagens mais belas do mundo.

 

 

 

O que mais gostou nesta viagem aos Açores? Como foi a experiência no global?

 

Desta vez optei por um circuito, com as excursões e as refeições incluídas. É uma opção muito interessante pois, quando se pretende conhecer um sítio novo, é bom ter um guia local, que nos leva diretamente aos sítios importantes, que nos conta a História e nos permite conhecer o máximo dentro do período de tempo disponível.

Gostei principalmente da beleza natural da ilha, das plantações de ananases (o ananás é a minha fruta favorita e nunca tinha visto uma plantação deste fruto ao vivo), das hortênsias (existem por todo o lado e dão um colorido especial à ilha), das vacas a pastar pachorrentamente nos campos e, claro, do cozido das Furnas (estava delicioso)!!!

São Miguel foi a 1ª ilha que visitei nos Açores, e foi suficiente para despertar a curiosidade para querer agora conhecer as outras 8. Lá iremos com certeza, em próximas viagens com a Abreu!

 

 

Saiba como pode participar neste passatempo aqui.» http://bit.ly/TabOlhardoViajante

Comentários “Olhar do Viajante: Entrevista com o vencedor de agosto”