Os Segredos Dourados de Abu Dhabi

 

 

Como um oásis futurista no meio do deserto, esta ilha é a capital dos Emirados Árabes Unidos, o seu centro financeiro e político. Em Abu Dhabi, o Capital Gate, o edifício mais inclinado do mundo, parece fazer uma poderosa afirmação: aqui, tudo é possível.

 

 

 

 

 

 

 

 

Mesquita Sheikh Zayed

 

É simplesmente a mesquita mais opulenta do mundo e o marco arquitetónico mais famoso da cidade, com as suas cúpulas e minaretes brancos. Mármore proveniente de Itália e Áustria, materiais com origem na China e Índia, o maior candelabro à superfície da terra e uma alcatifa, recordista em termos de dimensão, feita a partir das mais puras lãs iranianas e neozelandesas perfazem uma lista que ainda assim não ilustra este fantástico templo. Existe um código de indumentária a ser respeitado: os homens devem usar calças e camisa e às mulheres será facultada uma capa comprida e oferecido um lenço para cobrir a cabeça.

 

 

 

 

 

 

Ilha Yas

 

O nome vem da tribo beduína, Bani Yas, antiga ocupante da ilha. Hoje é o centro de lazer de Abu Dhabi, paragem obrigatória dos autocarros Hop-On, Hop-Off. O Yas Waterworld é um impressionante parque aquático, ideal para combater o intenso calor. O Ferrari World é o sonho de qualquer aficionado da marca: um parque temático inteiramente dedicado ao fabricante de viaturas de luxo italiano, onde poderá ainda andar na montanha-russa mais rápida do mundo, a “Fórmula Rossa”. A arena Du, desenhada para proporcionar a experiência mais espectacular de música ao vivo, também fica nesta ilha – caso lhe seja possível assistir a um concerto, não hesite.

 

 

 

 

 

 

Ilha Saadiyat

Esta ilha, a 10 minutos de carro do centro de Abu Dhabi, será em breve um centro de arte com instalações invejáveis: incluindo o Louvre Abu Dhabi, cuja abertura está prevista para este ano, e o Guggenheim Abu Dhabi, com conclusão prevista para 2017.

 

 

 

 

Tradição

Se quer ver um pouco do que é a cultura tradicional do país tem várias opções. O Centro de Artesanato Feminino oferece uma visita muito instrutiva através da qual ficará a conhecer o trabalho de tecelãs, bordadeiras e cesteiras que executam objectos tradicionais de grande beleza que poderá adquirir. Na pista de Al Wathba há corridas de camelos, identificados, à semelhança dos cavalos, com cobertores de cores diferentes. A falcoaria é um desporto ancestral na região e no Hospital de Falcões aprenderá mais sobre estas aves enquanto observa as que estão a ser recuperadas. Se tiver possibilidade visite ainda um centro de criação da raça canina Saluki, indispensável acompanhante dos caçadores das casas nobres.

 

 

 

E mais

 

Cafés e restaurantes libaneses são dos mais populares da cidade, mas neste lugar que desafia a imaginação encontra de tudo, inclusive extraordinários restaurantes de cozinha japonesa. Abu Dhabi conta com qualquer coisa como dois mil parques e jardins – não deixe de usufruir deles nem dos mais de dez quilómetros de praias públicas. Já para compras, a dificuldade será mesmo eleger que centros comerciais visitar, mas o Marina Mall, o Mazyad e o Mushrif aparecem repetidamente nas listas dos mais populares.

 

Comentários “Os Segredos Dourados de Abu Dhabi”